Diz Jornal - Cultura e Cinema | Documento | Nutrição | Informes | Internet | Edgard Fonseca | Pelo Whats | E! Games | Fernando Mello | Pela Cidade | Em Foco

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores

Tels: (21) 3628-0552 / 9613-8634
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Centro - Niterói/RJ | 24020-270
Email: dizjornal@hotmail.com

PROJETO GRÁFICO - Edgard Fonseca Comunicação Ltda.
TIRAGEM IMPRESSA: 16.000 Exemplares

Newsletter
Receba nossas edições no seu e-mail.

 
 

-----------------
Cultura e Cinema
DIZ pra mim... (que eu conto)...

-----------------
Pela Cidade
76 anos da Academia Niteroiens...

-----------------
Em foco
Posse de Dalma Nascimento na A...

-----------------
Informes
Riscos dos Tratamentos Caseiro...

-----------------
Informes
ENEL Questionada em Brasília...

-----------------
Fernando Mello
De Marcha à Ré ...

-----------------
Tnews
Péssimo ASSIM...

Games Necessários

Em tempos de intolerância e desrespeito, alguns games são extremamente necessários, seja como forma de inclusão ou de representar um povo desfavorecido socialmente, mas que ajudou a construir nosso país. 

Estou falando de Árida, um game baiano que retrata o sertão nordestino, no qual Cícera uma menina de 13 anos enfrenta os desafios da Guerra de Canudos.

Desenvolvido pela empresa Aoca Game Lab, liderada pelo game designer Filipe Pereira, o jogo apostou na representatividade cultural e feminina como um passo na contramão da indústria. Uma menina negra e nordestina como protagonista já coloca o game em outro patamar perante a produção mundial. 

O game venceu um edital da Ancine e obteve apoio financeiro de R$ 250 mil, verba que já garantiu a produção do segundo capítulo do game. 

Um segundo game mais que necessário é "Breu", que tem como personagem principal o jovem cego Marco, de 15 anos, que guia a investigação. O jogo é constituído exclusivamente por recursos sonoros, sem nenhum tipo de interação visual com o jogador. Esse gênero, conhecido como audiogame, é bastante utilizado para jogos voltados a pessoas com deficiência visual.

Segundo o produtor, apesar de ser um audiogame o jogo não se restringe a deficientes visuais, pois possui uma filosofia de inclusão e objetiva construir uma narrativa mais imersiva e de maior complexidade, ultrapassando assim o foco educativo que games do gênero costumam ter.

Os exemplos citados mostram que o Brasil, em especial a região nordeste, pode se tornar uma potencia criativa devido ao suporte recebido do centro de pesquisa Comunidades Virtual da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Valorizar a cultura brasileira e a produção nacional é apenas uma forma de resistir a toda americanização e europeização que estamos habituados a receber. O Brasil é capaz, sim, de produzir bons games! 


-----------------
Egames
A Maior Feira de Games do Mundo

-----------------
Egames
O 11º Combate Mortal

-----------------
Egames
Netflix dos Games Retrô

-----------------
Egames
Combate a Dengue

-----------------
Egames
Bom ou Ruim?

-----------------
Fernando Mello
De Marcha à Ré ...

-----------------
Fernando Mello
“Canalhocracia”...

-----------------
Fernando Mello
Obra nas Coxas...

-----------------
Fernando Mello
Chuvas X Políticos...

-----------------
Fernando Mello
Prendeu Soltou...

-----------------
Fernando Mello
Quem Matou Anderson Gomes e Ma...

-----------------
Fernando Mello
A Vida é Demais...

-----------------
Fernando Mello
Cadê os Snipers?...

-----------------
Fernando Mello
Que Conta é Essa?...

-----------------
Fernando Mello
O Festão Popular...
 
Últimas Edições
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Niterói/RJ | (21) 3628-0552 / 9613-8634 | dizjornal@hotmail.com
Creat by EADesigns