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Quando os Games se Tornam Problema?

Não é segredo pra ninguém que tudo em excesso faz mal, ou como diria Paracelso: “A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem”. Pela primeira vez na história, o vicio em jogos de videogame passou a ser consideradoum distúrbio mental pela Organização Mundial da Saúde.

A 11ª classificação internacional de doenças (CID) irá incluir a condição sob o nome de "distúrbio de games". O documento descreve o problema como um padrão de comportamento persistente de vício em games, tão grave que leva "a preferir os jogos a qualquer outro interesse na vida".

Alguns países inclusive já haviam identificado essa condição como problema para a saúde pública. E alguns, incluindo o Reino Unido, têm clínicas autorizadas a tratar o distúrbio em games. A nova versão da CID nova será publicada ainda este ano e é usada por médicos e pesquisadores para rastrear e diagnosticar uma doença.

O documento irá sugerir que comportamentos típicos dos viciados em games devem ser observados por um período de mais de 12 meses para que um diagnóstico seja feito. 

Os sintomas do distúrbio incluem: não ter controle de frequência, intensidade e duração com que joga videogame; priorizar jogar videogame a outras atividades; continuar ou aumentar ainda mais a frequência com que joga videogame, mesmo após ter tido consequências negativas desse hábito.

Especialistas apontam que o game passa a ser um problema quando interfere em atividades básicas dos jogadores como comer, dormir, socializar ou ir à escola. A situação é tão séria que alguns países adotaram medidas para combater esse vício como a Coreia do Sul que proibiu jogos para menores de 18 anos entre a meia-noite e às 6 da manhã ou ainda a China que limitou a quantidade de horas que uma criança pode jogar. E ressaltam que é uma decisão muito acertada, pois cria a possibilidade de se ter mais serviços especializados, entretanto é preciso tomar cuidado para não cair na ideia que todos precisam ser tratados. 


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