Diz Jornal - Cultura e Cinema | Documento | Nutrição | Informes | Internet | Edgard Fonseca | Pelo Whats | E! Games | Fernando Mello | Pela Cidade | Em Foco

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores

Tels: (21) 3628-0552 / 9613-8634
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Centro - Niterói/RJ | 24020-270
Email: dizjornal@hotmail.com

PROJETO GRÁFICO - Edgard Fonseca Comunicação Ltda.
TIRAGEM IMPRESSA: 16.000 Exemplares

Newsletter
Receba nossas edições no seu e-mail.

 
 

-----------------
Internet
Quem Inventou o Corretor Ortog...

-----------------
Cultura e Cinema
Degustação...

-----------------
renda fina
Degustação...

-----------------
Cultura e Cinema
DIZ pra mim......

-----------------
Tnews
Tantos Projetos... Sem Conclus...

-----------------
Tnews
Exposição Sobre Copas na SFF...

-----------------
Egames
Morreu? Nem vi......

Games & Educação

E se ganhássemos Pontos de Experiência (o famoso XP) por completar uma lição ou por fazer uma pesquisa extra sobre o assunto da aula? Ou então, ganhar acesso a poderes especiais por ter chegado no horário correto durante uma semana?

E se esses poderes + XP me permitissem eliminar uma alternativa incorreta de uma questão da prova de matemática que vou fazer? Opa, se eu tiver bastante XP posso eliminar até duas respostas! E dependendo da minha nota na prova poderei ganhar até 100 moedas! Daí talvez eu consiga comprar aquela roupa para o meu avatar, ou quem sabe guardá-las para destravar a área secreta do curso?

Está pegando o ritmo da coisa?  

Este é apenas um rápido exemplo, mas a proposta de gamificação na educação implica em trazer características e elementos dos jogos para os contextos de ensino-aprendizagem, de modo a engajar os estudantes em suas atividades e processos de aprendizagem, alavancando também a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a independência na resolução de problemas.

O professor e especialista em integração tecnológica na Crawford CollegeLonehill, Sean Hampton-Cole, publicou em seu blog uma lista com 10 Ideias Específicas para Gamificar a Sala de Aula, confira:

 

1. Tornar os estudantes parceiros na elaboração do design da gamificação;

2. Permitir segundas chances. E terceiras;

3. Prover feedback imediato;

4. Tornar o progresso visível;

5. Criar desafios ou missões;

6. Dar aos estudantes voz e escolha;

7. Oferecer badges e recompensas individuais; 

8. Fazer com que os estudantes criem um sistema de conquistas;

9. Implementar tecnologia educacional;

10.Acolher os erros; enfatizar a prática.

 

E você, já está desenvolvendo ou já participou de alguma proposta gamificada na educação?


-----------------
Egames
Morreu? Nem vi...

-----------------
Egames
Meu pai é o Deus da Guerra?

-----------------
Egames
Incrivelmente Mãe

-----------------
Egames
Sobreviva... Se puder

-----------------
Egames
Vida Longa a DC

-----------------
Fernando Mello
Esquerda Capitalista...

-----------------
Fernando Mello
Dano Moral X Mero Aborreciment...

-----------------
Fernando Mello
Radares no Atacado...

-----------------
Fernando Mello
Imunidade X Impunidade...

-----------------
Fernando Mello
Um STF Inimigo...

-----------------
Fernando Mello
Chuva de Balas...

-----------------
Fernando Mello
Até Tu Uber!...

-----------------
Fernando Mello
Os Inúteis Marajás...

-----------------
Fernando Mello
Lava-Obra...

-----------------
Fernando Mello
Um Assunto Positivo...
 
Últimas Edições
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Niterói/RJ | (21) 3628-0552 / 9613-8634 | dizjornal@hotmail.com
Creat by EADesigns