Diz Jornal - Cultura e Cinema | Documento | Nutrição | Informes | Internet | Edgard Fonseca | Pelo Whats | E! Games | Fernando Mello | Pela Cidade | Em Foco

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores

Tels: (21) 3628-0552 / 9613-8634
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Centro - Niterói/RJ | 24020-270
Email: dizjornal@hotmail.com

PROJETO GRÁFICO - Edgard Fonseca Comunicação Ltda.
TIRAGEM IMPRESSA: 16.000 Exemplares

Newsletter
Receba nossas edições no seu e-mail.

 
 

-----------------
Internet
Fui Hackeado e Agora?...

-----------------
Documento
Bye, Bye Brasil...

-----------------
Edgard
Com a Mala Pronta...

-----------------
Edgard
CPI da Prole ...

-----------------
Edgard
Homenagem ...

-----------------
Cultura e Cinema
Lei de Talião...

-----------------
Em foco
Convocação Geral...

Guarda Municipal Armada

Numa rara e democrática decisão, a Prefeitura de Niterói está indagando aos seus munícipes se a Guarda Municipal deve ou não portar armas. A Consulta Popular será no dia 29/10/2017, de 8 às 17h. Veja como em decideniteroi.com.br. Lamentavelmente, uma única Seção Eleitoral foi disponibilizada na Região Oceânica e fica na Estrada do Engenho do Mato.

Temos que aproveitar este tipo de gesto da Prefeitura. Primeiro, porque em nosso país é raro esse tipo de consulta porque normalmente, quando o político toma posse ele imediatamente vira as costas para os seus eleitores com graves “problemas de memória”, digamos assim.

No caso de Niterói, deixar o povo decidir foi uma saída estratégica do prefeito, como se quisesse “lavar as mãos”. Ou seja, se der errado, a culpa será do eleitor, mais uma vez. Porém, só está havendo essa consulta popular porque a prefeitura fez a proposta de amar a Guarda Municipal, não é? 

Mas, vamos ao assunto na prática: um guarda municipal armado.

Para mim, apesar do contingente de quase 600 agentes a guarda municipal é figura rara. Na Região Oceânica eles são raríssimos. Não sei por onde andam. Com sinceridade, só lembro que existe quando passo na frente daquele prédio espelhado perto do Multicenter que mais parece um canal de TV, porque parece só servir para assistir pelos monitores aos assaltos já realizados e nunca para evitá-los. O nome do palácio é CISP, Centro Integrado de Segurança Pública e custou R$ 25 milhões.

Vamos à realidade nacional. Os nossos policiais militares, que arriscam as suas vidas por um mísero salário, já não têm um treinamento adequado. Muitos recebem as armas depois de dispararem no máximo 20 tiros. A estrutura da PM no treinamento dos seus futuros soldados é precária, como tudo em nosso Estado do Rio falido e corrupto.

Fico imaginando uma situação corriqueira quando um meliante está numa tarde na Rua Moreira César, naquele enorme movimento perto dos shoppings, e resolve assaltar alguém; e é perseguido por um mal treinado Guarda Municipal que prontamente saca sua arma e sai atirando... Nossa! Não dá nem para imaginar o estrago que iria causar. Inocentes irão tombar pelas calçadas. Um terror.

Parece que estou antevendo, nesse caso, o nosso prefeito dizendo à imprensa “o GM está armado porque foi o povo que quis...” Isso é comum em todos os políticos e não será diferente com o nosso. Aliás, o prefeito justifica as armas alegando que dessa forma os guardas municipais podem combater os pequenos delitos. Como assim?

Sei que num momento de pavor, receio e pânico com a nossa segurança pública como vem acontecendo, poderemos ir até as urnas e votar pelo sim, pelo armamento da Guarda Municipal. Um gesto de desespero.

Não sabemos quem são esses já existentes guardas municipais. Qual o histórico de vida, onde nasceram, como foram criados, educados, se há histórico psiquiátrico (como aquele vigia psicopata que incendiou a creche em Minas matando mais de uma dezena de pessoas), o que pode fazer, como irá reagir em perigo. Na minha sincera opinião, a primeira reação de qualquer Guarda Municipal será sacar sua arma, mesmo que uma criança solte um estalinho a seu lado.

Meus amigos será um temor armar a Guarda Municipal. Deixem que usem cassetetes ou armas não letais. Arma de fogo? Pistola 9 mm? Balas comendo solto no meio da cidade... Isso é coisa para a PM, e “olhe lá!”

Soube que eles não ganham um salário muito bom, como todo mundo neste país. Soube também que muitos moram em comunidades e estão com medo de retaliações de alguns dos seus vizinhos bandidos.

O poder da arma de fogo está sendo muito mal utilizado e nossas leis são péssimas. Alguém tem dúvida que um traficante com um fuzil está disposto a matar qualquer um?

E você? Não mataria para sobreviver? Claro que sim! Imaginem um Guarda Municipal mal treinado, com baixo salário, sacando uma arma no meio da Av. Amaral Peixoto na hora do rush. Só isso! Imaginem.


-----------------
Fernando Mello
Geração Floco de Neve

-----------------
Fernando Mello
Raposas Corruptas

-----------------
Fernando Mello
Crise ou Falência Moral?

-----------------
Fernando Mello
Guarda Municipal Armada

-----------------
Fernando Mello
Rock ou Rocinha?

-----------------
Pela Cidade
Vernissage da Nikitikitiquero...

-----------------
Pela Cidade
Causaram Impacto...

-----------------
Pela Cidade
Cem Anos de Samba...

-----------------
Pela Cidade
Exposição Humanidades...

-----------------
Pela Cidade
Data Venia Doutor...

-----------------
Pela Cidade
Abandono a 50 Metros da Prefei...

-----------------
Pela Cidade
Insegurança na Praia...

-----------------
Pela Cidade
Festa Pop Club 80...

-----------------
Pela Cidade
Aumentos e Alíquotas...

-----------------
Pela Cidade
O Grande Irmão...
 
Últimas Edições
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Niterói/RJ | (21) 3628-0552 / 9613-8634 | dizjornal@hotmail.com
Creat by EADesigns