Diz Jornal - Cultura e Cinema | Documento | Nutrição | Informes | Internet | Edgard Fonseca | Pelo Whats | E! Games | Fernando Mello | Pela Cidade | Em Foco

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores

Tels: (21) 3628-0552 / 9613-8634
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Centro - Niterói/RJ | 24020-270
Email: dizjornal@hotmail.com

PROJETO GRÁFICO - Edgard Fonseca Comunicação Ltda.
TIRAGEM IMPRESSA: 16.000 Exemplares

Newsletter
Receba nossas edições no seu e-mail.

 
 

-----------------
Edgard
Poderia Ficar Calado...

-----------------
Edgard
Cidadão Niteroiense...

-----------------
Edgard
Novo Acadêmico na ANF...

-----------------
Cultura e Cinema
DIZ pra mim... (que eu conto)...

-----------------
Internet
Educação a Distância Mesmo....

-----------------
Documento
O Mundo dos Youtubers...

-----------------
Fernando Mello
Cheque Especial Demais...

Uma Eleição Atípica

Em todos esses anos em que vivenciei muitas eleições, sempre tinha uma direção, uma perspectiva, uns “cheiros” de vitória e derrota, deste ou daquele concorrente. Acertei na quase maioria. Entretanto, com as mudanças comportamentais, Estado policialesco e punitivo, medos e novos expedientes para pedir votos, desarrumaram todas as possibilidades de análise e prospecções.

As eleições atuais, com essas inusitadas regras curtas e de tempo menor ainda, estão deixando os candidatos num compasso de espera doentio. Parece uma luta de três rounds, e nesse primeiro momento, um olha para o outro esperando os movimentos do opositor para depois tomarem iniciativas. Porém, a grande questão é que não há tempo para decisões pensadas e nem demoradas. Vai ter que ser na base do instinto; e se errar, vai perder.

Nesta altura do campeonato, prestes há acabar o tempo regulamentar, os participantes ainda não deram a real partida. Dizer que no Rio de Janeiro há um empate técnico entre, Romário, Garotinho e Eduardo Paes, é simplesmente desalentador e inexplicável. São três realidades completamente diferentes um dos demais, sem qualquer semelhança possível. Não há critérios de escolha?  Que balizamento é esse?

Vamos ver se com o começo da batalha do radio e da TV, eles tomam gosto pela campanha. Por enquanto, “é só treino”, e “jogo é jogo!”.

Os demais candidatos a senador e deputados (fora os que pretendem e acreditam na reeleição), são mudos e sem identificação. Verdadeiros desconhecidos, que pretendem literalmente “sair na porrada” nos minutos finais da campanha, buscando uma vaga sobrevivente. Há uma geral animosidade, tão explícita, que até as entrevistas (ou massacres) estão num tom de questionamento desmoralizante, que chega parecer guerra entre “facções criminais”. Quatro candidatos favoritos à presidência da República se entreolham e se alfinetam, num estado de dúvida de parto: “ou é homem ou mulher. E se não for...?”

Nas entrevistas da Rede Globo ficou patente a ausência de respostas aos anseios maiores. Houve apenas uma catarse de dúvidas e ressentimentos incorporados nos apresentadores, que de forma atabalhoada provocaram os entrevistados no máximo que puderam para encurralar e confundir suas respostas prontas.  O Bolsonaro, acostumado a embates respondeu mais rápido e fez sua esquiva de boxer. A Marina Silva, como teve a oportunidade de assistir as três entrevistas que a antecedeu, veio “armada” e respondeu com energia para ocupar todo espaço disponível, não permitindo aos entrevistadores manejo intelectual agressivo. Foi, talvez, quem tenha escapulido melhor aos ataques. O Alckmin ficou emparedado e olhava para os lados como se esperasse o toque da companhia para poder respirar.  O Ciro Gomes, apesar de tentar, perdeu o script e desandou a falar sobre seu enterro eleitoral, quando “botou a mão no fogo” pelo Carlos Lupi.

Os demais candidatos só ouço falar. Suas vozes serão conhecidas nos mínimos segundos de campanha de TV e Rádio, mas não vai dar tempo de criar empatia, reconhecimento e decisão para votar. Pobre menino rico, chamado Brasil.


-----------------
Edgard
Poderia Ficar Calado

-----------------
Edgard
Cidadão Niteroiense

-----------------
Edgard
Novo Acadêmico na ANF

-----------------
Edgard
Apoios Incondicionais

-----------------
Edgard
Diferenças Visíveis

-----------------
Tnews
Calçadas de Risco...

-----------------
Tnews
Até Quando?...

-----------------
Tnews
Abandono dos Peixes no Campo...

-----------------
Tnews
Perigo no Túnel de São Franc...

-----------------
Tnews
Praça de Guerra!...

-----------------
Tnews
ENEL ou ZONA?...

-----------------
Tnews
Flanelinhas Soltos...

-----------------
Tnews
Sem Retorno...

-----------------
Tnews
Bagunça da ENEL...

-----------------
Tnews
Péssimas Calçadas...
 
Últimas Edições
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Niterói/RJ | (21) 3628-0552 / 9613-8634 | dizjornal@hotmail.com
Creat by EADesigns