Diz Jornal - Cultura e Cinema | Documento | Nutrição | Informes | Internet | Edgard Fonseca | Pelo Whats | E! Games | Fernando Mello | Pela Cidade | Em Foco

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores

Tels: (21) 3628-0552 / 9613-8634
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Centro - Niterói/RJ | 24020-270
Email: dizjornal@hotmail.com

PROJETO GRÁFICO - Edgard Fonseca Comunicação Ltda.
TIRAGEM IMPRESSA: 16.000 Exemplares

Newsletter
Receba nossas edições no seu e-mail.

 
 

-----------------
Edgard
Poderia Ficar Calado...

-----------------
Edgard
Cidadão Niteroiense...

-----------------
Edgard
Novo Acadêmico na ANF...

-----------------
Cultura e Cinema
DIZ pra mim... (que eu conto)...

-----------------
Internet
Educação a Distância Mesmo....

-----------------
Documento
O Mundo dos Youtubers...

-----------------
Fernando Mello
Cheque Especial Demais...

Desenhos Animados: Benefícios e Riscos

O desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo de uma criança depende basicamente dos valores que aprende nas relações familiares, escolares e nos conteúdos que são disponibilizados para ela. Na atualidade, com um desenvolvimento tecnológico, além das práticas usadas de sempre, existem os meios digitais que podem contribuir positivamente para esse desenvolvimento. Embora muitas pessoas façam críticas, nem sempre pertinentes, a respeito dos desenhos animados, com excessiva preocupação em parecer “politicamente corretas”, alegando que estes meios são isolacionistas e que fazem o papel de uma espécie de “babá eletrônica”, existem, adequadamente benefícios. Em alguns casos, até pode ser prejudicial, mas, não é regra geral. Tudo depende do uso e do ambiente que estes desenhos são utilizados.

É claro que se deve ter uma preocupação com a destinação, conteúdo educativo e as faixas etárias. Nem tudo que é bom para uma faixa etária serve para outros menores. Mas, de forma geral, os desenhos animados estimulam a percepção, aceleram as sinapses neurais e acrescentam conteúdos, especialmente linguagem e valores importantes a serem desenvolvidos, como solidariedade, ética, preservação do meio ambiente, diálogo e negociação de situações de limites.

Os educadores e psicólogos infantis concordam, quase unanimemente, que tudo depende da aplicação e dos conteúdos, mas, de forma geral não condenam a prática do uso. Deixando de lado certos conceitos ideológicos, é possível adequar o uso para a totalidade das crianças. Obviamente, as demais práticas lúdicas e laborais devem ser estimuladas em igual proporção. Mas, em alguns casos, como na faixa etária de um ano e meio até dois anos, o desenho animado tem maior eficácia na criação de imagens e conteúdos, do que os livros disponíveis. A leitura, embora deva ser estimulada sempre, neste período ainda não consegue deter a atenção da criança na mesma intensidade, principalmente pela variedade de elementos estimulantes usados nos desenhos, como sons, música, movimento e profusão de cores.

Consultamos alguns educadores e distinguimos alguns desenhos por conteúdos:

Apesar das críticas e folclores a respeito do mundo Disney, algumas criações são mais antigas e os conceitos um pouco defasados, mas, em nada atrapalham a boa absorção dos conteúdos. O mais destacado é a Casa do Mickey Mouse. Envolve boa parte dos personagens mais conhecidos, como Pateta, Pluto, Margarida, Donald e Minie. Tem a proposta “mágica” da obtenção dos “Mickey Objetos”. Esta é uma das partes mais didáticas, pois estimula o pensamento e as escolhas adequadas à situação. A maior dificuldade é encontrar estes desenhos disponíveis na TV aberta. Mas, na internet e na TV paga é muito comum.

Talvez a grande criação, e talvez por esta razão seja tão contestada, é a Peppa Pig, que é um desenho que consideramos bastante realista, da forma mais autêntica possível. Os fatos expostos são típicos do comportamento e cotidiano de todas as crianças, principalmente quando se agrupam, como meninos x meninas, brigar e fazer as pazes, pular em poças de lama, questionar direitos de adultos e crianças, etc. É uma família de porcos, pai, mãe e dois filhos, que vivem numa comunidade composta de outras famílias, de bichos diversos, que mostra as funções e relações sociais. A Peppa é a figura central e tem conceitos e expressões muito divertidas. É uma menina de aproximadamente cinco ou seis anos, interagindo da maneira mais lúdica possível, mas com dados de realidade. Achamos este desenho divertido e produtor de bons valores. Entretanto, numa sociedade de valores rígidos e autoritários ele seja inadmissível, como foi proibido na China.

Lele e Lingüiça: mostra contendas e trapaças de outro garoto vizinho, e tem ainda uns pássaros, com “espírito de porco”, bagunçando as brincadeiras. Apesar de um pouco mais “apimentado” demonstra a realidade e mostra como se deve reagir e se defender. Enfim, a vida é assim. As crianças devem também ter noção que nem tudo que lhe é apresentado é para seu benefício e que deve estar atentas para os mais “malandros”. É mais adequado para criança acima de cinco anos, embora outros mais precoces se divirtam muito. Está acessível na TV paga.

Os Super Wings: são heróis motorizados (veículos de quatro rodas) e que se transformam em robôs do bem. Apenas um deles tem um tripulante humano. Estão sempre em competição e existe um deles, o invejoso, que sempre apronta ações atrapalhadas. Somente na TV paga.

Little baby bum: este desenho existe apenas no Youtube. Ele ensina didaticamente como vestir roupas, escovar os dentes, etc. É muito útil para crianças a partir de um ano.

 

Mini beat power rockers: Este mostra tudo de forma musical. É muito didático e interessante. Para crianças a partir de um ano. Disponível na TV paga.

Barney e seus Amigos: Barney é um adorável dinossauro roxo, que esbanja imaginação. Barney e seus Amigos é exibido pelos canais TV Cultura e TV Brasil.

Daniel Tigre: é destinado para crianças na idade pré-escolar, é protagonizado por um tímido, mas corajoso tigre de quatro anos, chamado Daniel. O enredo enfoca temas considerados delicados para o universo infantil, ajudando os pequenos a lidarem com situações adversas. Mostra, por exemplo, que o tigre tem que tomar uma injeção, e como lidar com esta dificuldade. Daniel Tigre está na programação dos canais Disney Junior (pago) e TV Brasil.

Aventuras com os Kratts: Destinado para crianças a partir dos sete anos, o desenho mostra as aventuras dos irmãos Chris e Martin Kratt, que viajam em busca dos segredos de animais exóticos. Os personagens explicam noções de física, química, biologia, geologia, e história natural. “Aventuras com os Kratts” é exibido pelo canal Discovery Kids. (canal pago)

Miles do Amanhã:   Numa parceria entre o Google e a Disney Júnior e a  NASA,  criaram a série que incentiva meninas a gostarem de ciência e tecnologia. A personagem Loretta, é uma especialista em linguagem de programação e computação. Alia-se ao seu irmão Miles, um aventureiro que vive no espaço, e a mãe Olívia, responsável por pilotar a nave da família.  A série é transmitida pelo Disney Júnior e pelo SBT.

É importante frisar que os valores que devem ser passados para crianças devam estar baseado na sua cultura, dentro da ética e moral local. Mas, deve-se evitar enaltecer imagem, a moda e a beleza (produzindo precoces preocupações quanto aos padrões corporais vigentes, por exemplo). Para os meninos não devemos estimular uso de armas e brincadeira bélicas. O mundo já está suficientemente violento. Com o tempo e amadurecimento eles farão suas escolhas, sem a influência na primeira infância. Afinal... Infância é o período que se desenha o caráter e o possível comportamento de todos.


-----------------
Documento
O Mundo dos Youtubers

-----------------
Documento
Nação Dividida: Velhos Amigos, Novos Inimigos

-----------------
Documento
O Tsunami Bolsonaro

-----------------
Documento
Pesquisas para Confundir

-----------------
Documento
O Voto Útil Transformador

-----------------
Informes
A Importância dos Vices-Presi...

-----------------
Informes
As Canções Que Você Dançou...

-----------------
Informes
Bagueira é Reeleito...

-----------------
Informes
Acervo Fotográfico...

-----------------
Informes
Contra a Pedofilia...

-----------------
Informes
Novo Fórum Federal...

-----------------
Informes
Ano Novo Judaico...

-----------------
Informes
Lançamento de Candidatura...

-----------------
Informes
Inauguração de Comitê Icara...

-----------------
Informes
Candidatura Irreversível...
 
Últimas Edições
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Niterói/RJ | (21) 3628-0552 / 9613-8634 | dizjornal@hotmail.com
Creat by EADesigns