Diz Jornal - Cultura e Cinema | Documento | Nutrição | Informes | Internet | Edgard Fonseca | Pelo Whats | E! Games | Fernando Mello | Pela Cidade | Em Foco

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores

Tels: (21) 3628-0552 / 9613-8634
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Centro - Niterói/RJ | 24020-270
Email: dizjornal@hotmail.com

PROJETO GRÁFICO - Edgard Fonseca Comunicação Ltda.
TIRAGEM IMPRESSA: 16.000 Exemplares

Newsletter
Receba nossas edições no seu e-mail.

 
 

-----------------
Internet
Fui Hackeado e Agora?...

-----------------
Documento
Bye, Bye Brasil...

-----------------
Edgard
Com a Mala Pronta...

-----------------
Edgard
CPI da Prole ...

-----------------
Edgard
Homenagem ...

-----------------
Cultura e Cinema
Lei de Talião...

-----------------
Em foco
Convocação Geral...

Perigo Nuclear

Nos dias atuais observamos grandes avanços tecnológicos e pouca evolução espiritual. Muitos dirigentes de grandes conglomerados e poderosas Nações, lá estão de forma inexplicável e inadequada. Déspotas e claramente desequilibrados, como Donald Trump (presidente dos Estados Unidos),  Kim Jong-un, ditador da Coréia do Norte ou perversos como Vladimir Putin, presidente da Rússia. O equilíbrio dosado e medido a partir da corrida armamentista, especialmente as ogivas nucleares, ameaça gravemente a paz mundial e a preservação do planeta. Uma guerra nuclear é danosa para qualquer estrutura física, mas é ainda mais grave do ponto de vista energético. Os danos da radiação ainda são desconhecidos na sua totalidade, mas já se sabe que é fator causador de doenças graves nas estruturas celulares e desestrutura as funções biológicas. Provoca câncer, com alteração da função medular. Os glóbulos vermelhos e brancos são destruídos pelos efeitos da radiação originária de urânio ou plutônio.

A tensão entre Estados Unidos e Coréia do Norte cresce velozmente, e apesar das especulações e efeitos de demonstração de força e poder, pode repentinamente extrapolar o discurso e partir para a prática beligerante. A tendência é um conflito bélico, convencional ou nuclear, com resultados imprevisíveis e incalculáveis, mas previsivelmente destrutivo. Entretanto, os Estados Unidos são aliados da Coréia do Sul, fato que restringe as possibilidades de um grande ataque nuclear aos norte-coreanos, pois atingiria o vizinho aliado.

Em caso de uma guerra na Península Coreana, a Coréia do Sul será o primeiro alvo a ser atacado pelos norte-coreanos. Com canhões e mísseis apontados para a capital sul-coreana, existe a possibilidade de muitas mortes de civis inocentes.

John Delury, professor de Estudos da Ásia Oriental na Universidade Yonsei, em Seul não crê na possibilidade de ataque. Para ele, os riscos de uma guerra de fato são pequenos, apesar da retórica dos dois países. Argumenta que se a Coréia do Norte estava planejando um ataque preventivo, ou surpresa, em Guam, (onde se situa uma base militar americana), o assunto não estaria sendo divulgado nos meios de comunicação. Por enquanto a guerra será só de palavras e demonstrações de poder. Parece uma dessas brigas entre pavões. Posicionam-se, abrem as asas, mostram as penas, mas não atacam. 

O perigo aumenta na medida em que o conflito poderá ter interferência de outras grandes potências como, China, Rússia e Japão. A Rússia, por exemplo, tem uma bomba atômica que se habilita a destruir muitos Kilômetros quadrados, equivalente a uma Nação como a França. Chamam esta arma de Satanás 2.        Ainda não houve a deflagração de nenhum conflito armado, mas a China já iniciou manobras no mar e que envolvem outras razões, diferentes do conflito Coréia X Estados Unidos. A China ainda tem alguma ascensão sobre a Coréia do Norte, e ameaça abandonar o aliado e até intervir no núcleo norte-coreano, caso eles sejam os responsáveis pela deflagração da guerra.

As armas chinesas nesta atual operação são defensivas, de curto ou médio alcance (até 1.500 quilômetros), o que denota apenas uma advertência para os Estados Unidos. Segundo especialistas, a China tem consciência da superioridade militar e das armas americanas; o que também impede uma escalada bélica repentina. Recentemente, o Tribunal Internacional de Haia tomou uma decisão favorável às Filipinas em disputa por águas do Mar do Sul da China. Afirmam que a China não possuiu base legal para reclamar direitos históricos sobre a região. Apesar disso, o governo chinês, não reconheceu a decisão do Tribunal. Esta região (o Mar do Sul da China) é local de trânsito de mercadorias diversas, num volume de mais de cinco trilhões de dólares. Além de China e Filipinas, também reclamam soberania sobre partes da região Taiwan, Vietnã, Malásia e Brunei. 

Existe ainda o risco de interferência do Japão (aliado dos Estados Unidos) neste conflito que certamente irá agravar o problema. A China e o Japão têm uma disputa territorial em torno do arquipélago Diaoyu (Senkaku) no mar da China Oriental.  Já se estranham há muitos anos, desde a época da China decadente, e possuem muitos ressentimentos contra os japoneses. O governo chinês já se pronunciou, “aconselhando” o Japão a não se envolver nesta tensão, pois certamente iria resultar num conflito de proporções imprevisíveis.

De qualquer forma, previsões à parte, os atores dessa contenda são imprevisíveis e inconfiáveis. Resta-nos torcer para que os ânimos diminuam e se esfriem, para o bem de todos.


-----------------
Documento
Bye, Bye Brasil

-----------------
Documento
Absurdos Brasileiros

-----------------
Documento
Guarda Armada? O que será de Niterói?

-----------------
Documento
Ajuda Para os Filhos dos Portadores de HIV

-----------------
Documento
Legalizar ou Reprimir as Drogas

-----------------
Informes
Studio Arte dos Pés ...

-----------------
Informes
Niterói Sevens...

-----------------
Informes
Audiência Pública...

-----------------
Informes
Músicos na Pestalozzi...

-----------------
Informes
Um Novo Vice-Presidente...

-----------------
Informes
Conselho Escolar Indígena...

-----------------
Informes
Carandiru na Câmara...

-----------------
Informes
Niterói em Cena...

-----------------
Informes
Modinha Que Não Sai de Moda...

-----------------
Informes
Plantio de Novas Árvores...
 
Últimas Edições
Rua Cônsul Francisco Cruz nº 03 - Niterói/RJ | (21) 3628-0552 / 9613-8634 | dizjornal@hotmail.com
Creat by EADesigns